Facebook Youtube IPDJ Comité Olímpico Comité Paralímpico Confederação do Desporto Fundação do Desporto Centro de Alto Rendimento UCI UEC Jogos Santa Casa
Início UVP-FPC Equipa Portugal Estrada BTT BMX Pista Escolas Ciclocrosse Ciclismo para Todos
Filiações 2019
Parceiros Oficiais
Vantagens Filiados
Vantagens Filiados
Calendários
Calendário Nacional FPC
Calendários Regionais
Seguros
Info. Desportiva
Documentos/Formulários
Formação
Formação
Centros BTT
Documentação
Centros BTT
Regulamentos
Gerais
Estrada
Pista
BTT
BMX
Ciclocrosse
Trial
Escolas de Ciclismo
Ciclismo para Todos
Antidopagem
Arbitragem
Disciplina
Contactos
Associações
Organizador Provas
Notícias
 
O Ciclismo Vai à Escola em Vila Franca de Xira
Ciclismo para Todos
Os presidentes da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira, e da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Alberto Mesquita, assinaram hoje o protocolo de implementação do programa “O Ciclismo Vai à Escola” naquele concelho durante o presente ano letivo. A iniciativa tem o apoio da Decathlon, parceiro oficial de “O Ciclismo Vai à Escola”.

O acordo hoje selado entre a Federação e a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira permitirá às crianças do concelho aprender a andar de bicicleta, num investimento para que o futuro seja mais saudável e sustentável.

A implementação pedagógica do programa estará sob a responsabilidade do Agrupamento de Escolas D. António de Ataíde, em Castanheira do Ribatejo, um dos pioneiros no trabalho para desenvolver “O Ciclismo Vai à Escola” em Portugal.

No âmbito do protocolo hoje assinado, a Federação Portuguesa de Ciclismo irá colaborar na realização de dez atividades integradas no programa durante este ano letivo. A autarquia terá a responsabilidade de garantir as condições humanas e logísticas para que o programa tenha sucesso, devendo também assegurar a criação e a manutenção de corredores de segurança que permitam aos alunos deslocarem-se de/para a escola com bicicleta, devidamente integrados com os planos de mobilidade municipal.

“O Estado, ao nível nacional e local, tem dado sinais de que está a despertar para a importância da bicicleta enquanto instrumento para uma mobilidade mais saudável e eficaz. Nascem ciclovias um pouco por todo o território. Por isso, é de superior importância que as crianças portuguesas saibam pedalar de forma correta e em segurança. Isso só se conseguirá levando o ciclismo às escolas. É o que estamos a fazer com este nosso projeto, que encontrou em Vila Franca de Xira um parceiro ativo e empenhado, que saúdo por cedo ter entendido a importância desta transformação social em curso”, afirma o presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo.

A Decathlon esteve representada na cerimónia desta quarta-feira. A empresa é um parceiro essencial de O Ciclismo Vai à Escola, tendo, até ao momento, oferecido 110 bicicletas, distribuídas pelos agrupamentos escolares e concelhos que já aderiram a este programa educativo e desportivo da maior importância.

“Esta parceria é um prazer para a Decathlon Portugal, porque concretiza o nosso princípio de tornar o desporto acessível ao maior número de portugueses. Sabemos a importância que a escola e a atividade física têm no processo natural de desenvolvimento dos mais jovens, como na criação de hábitos desportivos e estilos de vida ativos. É por isso que queremos apoiar essa educação desde cedo, incentivando a utilização da bicicleta como meio de transporte urbano ecológico e promovendo um estilo de vida saudável. Além de proporcionar aos mais jovens o prazer e os benefícios do desporto, esta parceria vai ajudar a criar hábitos desportivos nos adultos do futuro”, considera a Decathlon.

A Decathlon chegou a Portugal com a atividade de produção em 1993 e de distribuição no ano de 2000. Conta, atualmente, com cerca de 1800 colaboradores, repartidos pelas 33 lojas, 1 Centro Logístico, 1 Centro de Produção, 1 loja online em decathlon.pt e equipas de apoio às lojas.
A Decathlon é o maior produtor e distribuidor de bicicletas da Europa, produzindo em Portugal mais de 1,7 milhões de bicicletas por ano.

O Ciclismo Vai à Escola é uma iniciativa da Federação Portuguesa de Ciclismo, integrada no Programa Nacional Ciclismo para Todos, com o apoio institucional da Direção-Geral de Educação, do Instituto Português do Desporto e Juventude e do Instituto Nacional para a Reabilitação.

Até ao momento, O Ciclismo Vai à Escola está presente em oito agrupamentos escolares e em três concelhos, distribuídos de Norte a Sul de Portugal.
2018-10-17 - 18:18:00
Partilhar Facebook
« Voltar
 
 
Ciclismo Vai Escola
Assembleia Geral
Documentos Novembro 2018
Inscrições Online
História do Ciclismo
História do Ciclismo
Marcos Históricos
Palmarés das Corridas Portuguesas
Volta a Portugal
PNED
Lojas Oficiais
Redes Sociais
Site desenvolvido por: Cyclop Net - Desenvolvimento de Sites Profissionais