Facebook Youtube IPDJ Comité Olímpico Comité Paralímpico Confederação do Desporto Fundação do Desporto Centro de Alto Rendimento UCI UEC Jogos Santa Casa
Início UVP-FPC Equipa Portugal Estrada BTT BMX Pista Escolas Ciclocrosse Ciclismo para Todos
Filiações 2019
Área do Utilizador
Parceiros Oficiais
Vantagens Filiados
Vantagens Filiados
Calendários
Calendário Nacional FPC
Calendários Regionais
Info. Desportiva
Documentos/Formulários
Formação
Formação
Centros BTT
Documentação
Centros BTT
Regulamentos
Gerais
Estrada
Pista
BTT
BMX
Ciclocrosse
Trial
Escolas de Ciclismo
Ciclismo para Todos
Antidopagem
Arbitragem
Disciplina
Contactos
UVP-FPC
Associações
Organizador Provas
Notícias
 
André Carvalho 12.º em prova da Taça das Nações
Equipa Portugal
O português André Carvalho foi hoje o 12.º classificado na L’Étoile d’Or, prova da Taça das Nações de Sub-23, disputada em França.

A corrida de 180 quilómetros, entre Lussac-les-Châteaux e Civaux, foi disputada sob chuva. Oito corredores tentaram atacar de longe, levando algumas das seleções principais para a cabeça de corrida.

Perante o perigo da escapada e a ambição de discutir os primeiros lugares, a Equipa Portugal assumiu a perseguição, contando, mais perto do final com a ajuda da Eslovénia. Já depois da fuga anulada, os italianos assomaram à cabeça do pelotão, preparando o sprint para os seus homens rápidos.

Duas quedas nos últimos 1500 metros acabaram, todavia, por destruir o pelotão. André Carvalho surgia como lançador para Francisco Campos. A dupla escapou ao primeiro acidente, mas Campos foi um dos corredores que caíram já mais perto da meta.

André Carvalho evitou a queda, mas cedeu algum espaço para o grupo. O esforço para reentrar impediu o famalicense de bater-se por um lugar mais perto do topo, tendo de contentar-se com a 12.ª posição, a 8 segundos do vencedor. O italiano Alexander Konychev foi o mais forte, seguido pelo holandês Marten Kooistra e pelo italiano Michele Gazzoli.

O resultado de André Carvalho rendeu a Portugal mais quatro pontos para o ranking da Taça das Nações, um pecúlio importante na batalha pela qualificação direta para a Volta a França do Futuro.

“A equipa esteve muito bem, assumindo as despesas para tentar que o Francisco Campos pudesse estar no top 10. Infelizmente a queda gorou essa expectativa, mas os pontos conquistados pelo André Carvalho são importantes para o nosso principal objetivo”, afirma o selecionador nacional, José Poeira.

Francisco Campos cortou a meta no 58.º lugar, a 41 segundos do vencedor. Fábio Costa, Gonçalo Carvalho, Jorge Magalhães e Miguel Salgueiro abandonaram, depois de terem trabalhado para anular a fuga do dia.

A Equipa Portugal compete neste domingo noutra prova internacional francesa, Entre Brenne et Montmorillonnais, uma corrida de 183,3 quilómetros, com início às 10h45. É uma competição não pontuável para a Taça das Nações.
2019-05-04 - 16:16:00
Partilhar Facebook
« Voltar
 
 
120 Anos FPC
Ciclismo Vai Escola
Inscrições Online
História do Ciclismo
História do Ciclismo
Marcos Históricos
Palmarés das Corridas Portuguesas
Volta a Portugal
PNED
Lojas Oficiais
Redes Sociais
Site desenvolvido por: Cyclop Net - Desenvolvimento de Sites Profissionais