Facebook Youtube IPDJ Comité Olímpico Comité Paralímpico Confederação do Desporto Fundação do Desporto Centro de Alto Rendimento UCI UEC Jogos Santa Casa
Início UVP-FPC Equipa Portugal Estrada BTT BMX Pista Escolas Ciclocrosse Ciclismo para Todos
Filiações 2019
Área do Utilizador
Parceiros Oficiais
Vantagens Filiados
Vantagens Filiados
Calendários
Calendário Nacional FPC
Calendários Regionais
Info. Desportiva
Documentos/Formulários
Formação
Formação
Centros BTT
Documentação
Centros BTT
Regulamentos
Gerais
Estrada
Pista
BTT
BMX
Ciclocrosse
Trial
Escolas de Ciclismo
Ciclismo para Todos
Antidopagem
Arbitragem
Disciplina
Contactos
UVP-FPC
Associações
Organizador Provas
Notícias
 
Mikel Aristi mais forte num sprint de fôlego
Estrada
O basco Mikel Aristi (Euskadi Basque Country-Murias) ganhou hoje a segunda etapa da Volta a Portugal Santander, a mais longa da prova, 198,5 quilómetros entre a Marinha Grande e Santo António dos Cavaleiros, Loures.

A corrida decidiu-se num sprint de grande dureza, no topo de uma subida de quarta categoria, curta, mas empinada. Luís Mendonça (Rádio Popular-Boavista) viu-se na frente da corrida a 300 metros da meta, mas Mike Aristi, vindo de trás, superou o português já nos metros finais, batendo-o por um segundo. O terceiro, a três segundos, foi o galego Gustavo César Veloso (W52-FC Porto), que assumiu o comando da geral individual, em substituição do companheiro de equipa Samuel Caldeira.

Além da inclinação da rampa de acesso à chegada, uma queda na cabeça do pelotão, a 100 metros do risco, atrasou vários corredores, uma vez que, sendo a chegada coincidente com um prémio de montanha, não se aplica a chamada “regra dos três quilómetros.

O vencedor da Volta a Portugal em 2014 e 2015 renovou a candidatura para 2019, dispondo de três segundos de vantagem sobre Mikel Aristi e de sete sobre Joni Brandão (Efapel), segundo e terceiro. O poderio da W52-FC Porto está patente na tabela. Além do primeiro lugar de Gustavo César Veloso, os portistas contam com Daniel Mestre (4.º), António Carvalho (7.º), Edgar Pinto (8.º) e João Rodrigues (9.º) no top 10.

A etapa de hoje iniciou-se veloz e teve outros protagonistas. A alta velocidade não impediu a formação de uma fuga, mas não permitiu que a vantagem dos escapados fosse significativa, nunca passando a casa dos dois minutos.

Héctor Sáez (Euskadi Basque Country-Murias) foi o primeiro a mexer-se, no quarto quilómetro de prova. Pouco adiante Diego López (Equipo Euskadi), Dário António (BAI Sicasal Petro de Luanda) e Leangel Linarez (Miranda-Mortágua) juntaram-se-lhe, formando uma frente de corrida de quatro homens.

A fuga terminou a 46 quilómetros da meta, altura em que ocorreram novas movimentações. Gaspar Gonçalves (Miranda-Mortágua) aproveitou para vencer a montanha de terceira categoria, nas Salemas, enquanto Hugo Nunes (Rádio Popular-Boavista), Micael Isidoro (BAI Sicasal Petro de Luanda), Álvaro Cuadros (Caja Rural-Seguros RGA), Ibai Azurmendi (Equipo Euskadi) e Héctor Sáez tentaram adiantar-se ao grande grupo. Um esforço vão, porque o forte vento e a força do pelotão não lhes deram tréguas. A segunda escapada do dia acabou a pouco menos de 10 quilómetros do fim, deixando o protagonismo para os favoritos à etapa e à geral.

A etapa, aplaudida por vários banhos de multidão ao longo do percurso, deixou Gustavo César Veloso de amarelo, Davide Appollonio (Amore & Vita-Prodir) em posse da camisola dos pontos, Peio Goikoetxea (Equipo Euskadi) como melhor trepador e Urko Berrade (Euskadi Basque Country-Murias) em posse da camisola da juventude. A W52-FC Porto encima a classificação coletiva.

A terceira etapa, neste sábado, prevê-se quente. A meteorologia promete temperaturas entre os 30 e os 40 graus, na ligação de 194,1 quilómetros, entre Santarém e Castelo Branco, através de um percurso plano, propício a longas fugas e a uma chegada ao sprint.

Classificações completas: Clique Aqui

2019-08-02 - 17:17:00
Partilhar Facebook
« Voltar
 
 
120 Anos FPC
Ciclismo Vai Escola
Inscrições Online
História do Ciclismo
História do Ciclismo
Marcos Históricos
Palmarés das Corridas Portuguesas
Volta a Portugal
PNED
Lojas Oficiais
Redes Sociais
Site desenvolvido por: Cyclop Net - Desenvolvimento de Sites Profissionais