Facebook Youtube IPDJ Comité Olímpico Comité Paralímpico Confederação do Desporto Fundação do Desporto Centro de Alto Rendimento UCI UEC Jogos Santa Casa
Início UVP-FPC Equipa Portugal Estrada BTT BMX Pista Escolas Ciclocrosse Ciclismo para Todos
Filiações 2019
Área do Utilizador
Parceiros Oficiais
Vantagens Filiados
Vantagens Filiados
Calendários
Calendário Nacional FPC
Calendários Regionais
Info. Desportiva
Documentos/Formulários
Formação
Formação
Centros BTT
Documentação
Centros BTT
Regulamentos
Gerais
Estrada
Pista
BTT
BMX
Ciclocrosse
Trial
Escolas de Ciclismo
Ciclismo para Todos
Antidopagem
Arbitragem
Disciplina
Contactos
UVP-FPC
Associações
Organizador Provas
Notícias
 
João Benta ganha etapa e Joni Brandão mantém amarela
Estrada
João Benta deu a segunda vitória de etapa consecutiva à Rádio Popular-Boavista, impondo-se hoje na oitava tirada da 81.ª Volta a Portugal Santander, uma ligação de 158 quilómetros, entre Viana do Castelo e o alto de Santa Quitéria, Felgueiras. Joni Brandão (Efapel) foi o segundo classificado e manteve a camisola amarela, com 1 segundo de vantagem sobre João Rodrigues (W52-FC Porto).

A subida para a meta, 1600 metros a 8,9 por cento de inclinação média, foi endurecida pela Rádio Popular-Boavista e pela W52-FC Porto. Só que os principais candidatos à geral optaram pela contenção. Já dentro do quilómetro final, enquanto Joni Brandão e João Rodrigues se entreolhavam, João Benta percebeu que era o momento certo para atacar.

O corredor natural de Esposende pedalou decidido para a meta e conquistou a segunda vitória de etapa consecutiva para os boavisteiros. João Benta terminou a etapa com 2 segundos de vantagem sobre Joni Brandão e João Rodrigues, segundo e terceiro, respetivamente.

A etapa começou rápida e a W52-FC Porto mostrou, cedo, que não se conforma com a perda da camisola amarela. Por isso, com pouco mais de 40 quilómetros percorridos, os portistas já haviam lançado Ricardo Mestre par a fuga, na qual teve a companhia de Gian Friesecke (Swiss Racing Academy).

A Efapel assumiu a responsabilidade de defender a camisola amarela de Joni Brandão e controlou o ritmo do pelotão, que deixou a diferença para os fugitivos na casa dos dois minutos. Ironicamente, seriam movimentações da W52-FC Porto no pelotão, através de Edgar Pinto, a permitir uma maior aproximação à cabeça de corrida e a ditar a sentença de morte à fuga.

Defendendo posições na geral por equipas, a Rádio Popular-Boavista e o Sporting-Tavira responderam aos esticões portistas, ajudando indiretamente os esforços da Efapel. A fuga terminaria, definitivamente, a 16 quilómetros da chegada, abrindo-se a perspetiva de uma luta entre os homens da geral na subida para o alto de Santa Quitéria.

No final da jornada, feitas as contas, Joni Brandão continua de amarelo, com 1 segundo de vantagem sobre João Rodrigues. Gustavo César Veloso (W52-FC Porto) continua no terceiro lugar, mas cedeu 3 segundos, estando agora a 18 do camisola amarela.

As restantes classificações também ficaram com a mesma configuração com que saíram da etapa anterior. A Rádio Popular-Boavista comanda por equipas, Daniel Mestre (W52-FC Porto) é o primeiro por pontos, Luís Gomes (Rádio Popular-Boavista) veste a camisola de rei dos trepadores e Unai Cuadrado (Equipo Euskadi) é o melhor jovem.

A nona etapa, a disputar neste sábado, poderá ser o dia D desta corrida. São apenas 133,5 quilómetros, entre Fafe e o alto do Monte Farinha, a popular Senhora da Grança, em Mondim de Basto. O quilómetro zero assinala o início da primeira subida pontuável, de quarta categoria, em Golães (1200 metros a 7,6 por cento). Segue-se a segunda categoria no alto do Viso (13,5 quilómetros a 3,4 por cento), aperitivo para as três montanhas de primeira categoria: Alto da Barra (13,3 quilómetros a 5,8 por cento), Barreiro (9,9 quilómetros a 6,5 por cento) e Senhora da Graça (8,3 quilómetros, a 7,2 por cento).

Classificações completas: Clique Aqui
2019-08-09 - 17:17:00
Partilhar Facebook
« Voltar
 
 
120 Anos FPC
Ciclismo Vai Escola
Inscrições Online
História do Ciclismo
História do Ciclismo
Marcos Históricos
Palmarés das Corridas Portuguesas
Volta a Portugal
PNED
Lojas Oficiais
Redes Sociais
Site desenvolvido por: Cyclop Net - Desenvolvimento de Sites Profissionais