Facebook Youtube IPDJ Comité Olímpico Comité Paralímpico Confederação do Desporto Fundação do Desporto Centro de Alto Rendimento UCI UEC Jogos Santa Casa
Início UVP-FPC Equipa Portugal Estrada BTT BMX Pista Escolas Ciclocrosse Ciclismo para Todos
Filiações 2019
Área do Utilizador
Parceiros Oficiais
Vantagens Filiados
Vantagens Filiados
Calendários
Calendário Nacional FPC
Calendários Regionais
Info. Desportiva
Documentos/Formulários
Formação
Formação
Centros BTT
Documentação
Centros BTT
Regulamentos
Gerais
Estrada
Pista
BTT
BMX
Ciclocrosse
Trial
Escolas de Ciclismo
Ciclismo para Todos
Antidopagem
Arbitragem
Disciplina
Contactos
UVP-FPC
Associações
Organizador Provas
Notícias
 
João Rodrigues conquista a Volta em apoteose no Porto
Estrada
João Rodrigues (W52-FC Porto) venceu hoje a 81.ª Volta a Portugal Santander, graças ao triunfo na décima e última etapa, o contrarrelógio de 19,5 quilómetros, que ligou Gaia ao Porto, numa jornada apoteótica, testemunhada por largas dezenas de milhares de espectadores, que ladearam a estrada.

O corredor algarvio fez uma impressionante demonstração de força no exercício individual de hoje, completando o percurso em 27m31s, menos 15 segundos do que o companheiro de equipa, Gustavo César Veloso. Joni Brandão (Efapel) partiu de amarelo, mas não foi além da terceira posição na etapa, a 27 segundos do rival.

O chefe-de-fila dos portistas entrou muito forte no contrarrelógio, ganhando 21 segundos a Joni Brandão logo nos primeiros 8 quilómetros de prova. A partir daí, João Rodrigues pôde gerir melhor as forças, ao passo que Joni Brandão estava obrigado a lutar contra o prejuízo. O feirense não conseguiu superar o adversário e João Rodrigues conquistou a Volta a Portugal, aos 24 anos.

A corrida chegou ao último dia com perspetivas de equilíbrio, mas as contas finais mostraram a hegemonia da W52-FC Porto foi semelhante à dos anos anteriores. João Rodrigues impôs-se, com 27 segundos de vantagem sobre Joni Brandão. Mas todos os restantes elementos do top 5 final são portistas, Gustavo César Veloso, a 1m08s do vencedor, António Carvalho, a 2m32s, e Edgar Pinto, a 3m14s. Além disso, os portistas ganharam 5 das 11 etapas (incluindo prólogo) da competição.

A W52-FC Porto arrebatou ainda a classificação por equipas e ganhou por pontos, através de Daniel Mestre. Luís Gomes (Rádio Popular-Boavista) foi coroado rei dos trepadores e Emanuel Duarte (LA Alumínios-LA Sport).

O balanço é também muito positivo para a Rádio Popular-Boavista, vencedora de duas etapas, dona classificação da montanha, por intermédio de Luís Gomes, e colocando três homens no top 10, João Benta (6.º), David Rodrigues (7.º) e Daniel Silva (9.º). A vitória na classificação da juventude justifica a aposta da LA Alumínios-LA Sport nos jovens.

Das equipas estrangeiras, o destaque vai para a Amore & Vita-Prodir e para a Euskadi Basque Country-Murias, ambas com dois triunfos em etapas.


Classificações completas: Clique Aqui
2019-08-11 - 17:17:00
Partilhar Facebook
« Voltar
 
 
120 Anos FPC
Ciclismo Vai Escola
Inscrições Online
História do Ciclismo
História do Ciclismo
Marcos Históricos
Palmarés das Corridas Portuguesas
Volta a Portugal
PNED
Lojas Oficiais
Redes Sociais
Site desenvolvido por: Cyclop Net - Desenvolvimento de Sites Profissionais