Facebook Youtube IPDJ Comité Olímpico Comité Paralímpico Confederação do Desporto Fundação do Desporto Centro de Alto Rendimento UCI UEC Jogos Santa Casa
Início UVP-FPC Equipa Portugal Estrada BTT BMX Pista Escolas Ciclocrosse Ciclismo para Todos
Filiações 2019
Área do Utilizador
Parceiros Oficiais
Vantagens Filiados
Vantagens Filiados
Calendários
Calendário Nacional FPC
Calendários Regionais
Info. Desportiva
Documentos/Formulários
Formação
Formação
Centros BTT
Documentação
Centros BTT
Regulamentos
Gerais
Estrada
Pista
BTT
BMX
Ciclocrosse
Trial
Escolas de Ciclismo
Ciclismo para Todos
Antidopagem
Arbitragem
Disciplina
Contactos
UVP-FPC
Associações
Organizador Provas
Notícias
 
André Carvalho 30.º no Mundial de Sub-23
Equipa Portugal
André Carvalho, 30.º classificado, foi o melhor corredor da Equipa Portugal na prova de fundo para sub-23 do Campeonato Mundial de Estrada, disputada na região inglesa de Yorkshire.

O corredor famalicense foi o mais resistente do quarteto nacional, numa dura corrida de 171,6 quilómetros, disputada entre Doncaster e Harrogate, à impressionante média de 44,025 km/h. Além da exigência do percurso, os corredores enfrentaram chuva, frio e vento forte, nada que impedisse um espectáculo fantástico, concluído de forma inesperada: o holandês Nils Eekhoff, vencedor do sprint final, foi desclassificado por abrigo prolongado no carro de apoio numa fase intermédia da prova, fazendo com que o título fosse entregue ao italiano Samuele Battistella.

Um grupo de 12 corredores pedalou na frente da corrida, indiferente às quedas e avarias que iam seccionando o pelotão, desde o quilómetro 50 até à subida de Greenhow, ao quilómetro 118,4. Foi nesta dificuldade que se fez a seleção principal. Dos quatro elementos da Seleção Nacional, apenas Emanuel Duarte, que viria a abandonar, não estava no grupo principal na subida. Apesar disso, só Miguel Salgueiro se apresentou verdadeiramente bem colocado, abordando as primeiras rampas na cabeça do pelotão.

A dureza da subida e a forma como foi atacada ditaram o fim da fuga, mas também deixaram a nu a fragilidade de boa parte do pelotão, que chegou ao topo muito reduzido. Miguel Salgueiro, rolador, resistiu como pôde, mas perdeu alguns metros para a cauda do grupo, que não viria a recuperar até final.

João Almeida e André Carvalho pagaram caro a má colocação já no planalto que sucedeu à subida. Foi aí que o que sobrava do pelotão se partiu em dois grupos principais, deixando alguns corredores ainda mais para trás. Foi o caso de João Almeida, que não se encontrou ao longo da prova.

André Carvalho deu luta, mas ficou-se pelo segundo grupo. “A corrida foi muito exigente desde o início, a alta velocidade e sempre com toda a gente a lutar para estar bem colocado e para evitar as quedas. Eu sabia que devia colocar-me melhor na fase decisiva e tentei fazê-lo, mas tive um toque com um corredor dos Estados Unidos. Não caí, mas perdi alguns metros para a frente e fiquei com o guiador virado para baixo, tendo de fazer mais de 50 quilómetros numa posição incómoda”, lamenta André Carvalho.

O grupo do português esteve quase a alcançar a dianteira da corrida, mas a entrada no circuito urbano de Harrogate e os ataques entre os homens da frente lançaram definitivamente a luta pelas medalhas entre os ciclistas do primeiro grupo. Nils EEkhoff, Samuele Basttistella, Stefan Bissegger e Thomas Pidcock comandaram a prova, mas, no quilómetro final, permitiram a chegada de Sergio Higuita, Andreas Lorentz Kron e Tobias Foss.

No sprint a sete impôs-se Nils EEkhoff, cuja desclassificação entregou o ouro ao italiano Battistella, a prata ao suíço Bissegger e o bronze ao britânico Pidcock. André Carvalho foi o 30.º, gastando mais 3m02s do que o vencedor. Seguiram-se Miguel Salgueiro, 57.º, e João Almeida, 76.º, ambos a 12m42s.

O Mundial de Estrada prossegue no sábado com a prova de fundo para elite feminina. Portugal estará representado por Maria Martins nesta corrida de 149,4 quilómetros, entre Bradford e Harrogate, com início às 11h40.
2019-09-27 - 19:19:00
Partilhar Facebook
« Voltar
 
 
Assembleia Geral
Documentos 2 novembro 2019
120 Anos FPC
Ciclismo Vai Escola
Inscrições Online
História do Ciclismo
História do Ciclismo
Marcos Históricos
Palmarés das Corridas Portuguesas
Volta a Portugal
PNED
Lojas Oficiais
Redes Sociais
Site desenvolvido por: Cyclop Net - Desenvolvimento de Sites Profissionais